-
Arquitetos: Mind Manifestation Design
- Área: 120 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Hemant Patil
-
Fabricantes: AQUANT, Hettich, Lafit lights, ProgeCAD, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Apresentação - Um escritório de arquitetura é a representação da ideologia do estúdio e, ao mesmo tempo, é demonstração da capacidade de experimentar materiais inovadores e responder ao contexto disponível e às condições climáticas. Com essa breve apresentação em mente, esse estúdio foi projetado convertendo uma unidade residencial dentro de um prédio de apartamentos ao lado de uma colina na cidade de Pune.
Localização - A área de 120 m² é mantida aberta e livre com funções planejadas adequadamente utilizando divisórias de vidro transparente mínimas conforme as necessidades. A fluidez necessária é alcançada em uma estrutura rígida com tratamento curvilíneo sutil para junções de esquina. Os espaços são planejados ou estilizados para se render à colina adjacente, a paleta de materiais foi escolhida para combinar com diferentes tons do entorno verde ao longo do ano. Assim, a natureza flui para o interior, e o espaço torna-se parte da natureza e vice-versa. Climaticamente, a maioria dos espaços voltados ou abertos para o morro leste ajudam a manter as áreas bem iluminadas com a entrada de luz natural sem o ofuscamento e o calor durante o horário de trabalho.
Paleta - A seleção de materiais, como móveis de madeira de carvalho claro, piso de concreto in situ, pavimentação de tijolos naturais com paredes altas e sem junção e tetos em acabamento de gesso verde pastel, é o resultado do ambiente de trabalho tranquilo desejado. O tubo de papel reciclado, um material ecologicamente correto, é explorado para ser utilizado em diversas intervenções, como persianas deslizantes ou operáveis, encostos de assentos ou prateleiras abertas apoiadas com detalhamento personalizado.
A área de entrada na planta livre é marcada com pavimentação de tijolos naturais que termina em um balcão de recepção embutido, criando uma sensação de chegada. Além disso, o mesmo piso de tijolos continua até o terraço para criar uma sensação de conexão com o exterior. Painéis deslizantes de tijolos perfurados controlam a entrada dos raios solares no espaço multiuso utilizado para reuniões informais, sessões de brainstorming, jantares, etc.
A fachada ajuda a converter os fortes raios do sol vindos do sul em brisa fresca antes de entrar nas áreas internas. O uso de paredes rebocadas de cal e os tijolos naturais ao sul contribuem para o conforto térmico. A diminuição do detalhamento em resposta ao contexto local é adotada no design contemporâneo em várias áreas.